As micoses do tipo superficial são aquelas em que os fungos ficam na camada externa da pele, ao redor de pêlos ou nas unhas, alimentando-se de queratina (proteína). Já nas micoses profundas, os fungos disseminam-se através da circulação sanguínea e linfática. Podem infectar a pele e órgãos internos, como pulmões, intestinos, ossos ou sistema nervoso.
Entre as micoses mais comuns, destacam-se as que originam lesões avermelhadas em virilhas e genitais, que costumam coçar muito; as que acometem as regiões entre os dedos dos pés (popularmente chamada de pé-de-atleta); a pitiríase versicolor, que aparece frequentemente nas costas, dando lesões brancas, róseas ou acastanhadas, e que é conhecida popularmente como pano branco. Além destas, a micose de unhas tira o sono de muita gente, por deixar um aspecto inestético nas unhas acometidas, completa.
A boa notícia é que todas estas micoses são usualmente de fácil tratamento, sendo usados remédios que destruam o fungo, tópicos (cremes, soluções, esmaltes) ou sistêmicos (comprimidos ou cápsulas) em alguns casos. A duração do tratamento é bem variável, de poucas semanas até alguns anos, dependendo do tipo de micose, da extensão da doença, da resistência do fungo à medicação e do estado de defesa do paciente.
Dicas para evitar micose durante o verão
- Não divida toalhas;
- Evite tomar banho em chuveiros públicos;
- Após o banho seque bem as regiões mais úmidas, principalmente a região da virilha e também os pés;
- Só use alicates, tesouras e lixas se estiverem bem esterilizados;
- Faça as unhas pelo menos três dias antes de entrar em contato com areia, pois unhas sem cutículas e pés lixados são mais fáceis de contrair fungos e bactérias;
- Se estiver passando uma temporada na praia, evite fazer as unhas nesse período, mantenha apenas a cutícula hidratada e se quiser troque a cor do esmalte.
- Evite ficar lixando os pés, isso acaba com a proteção que a sola oferece;
- Para deixar os pés macios e hidratados use esfoliantes e cremes para hidratas à noite.
- Não ande descalço em pisos públicos ou molhados;
- Dê preferência as meias de algodão;
- Evite o uso de sapatos totalmente fechados por tempo prolongado;
- Não partilhe luvas, meias ou botas, assim como outras roupas e calçados;
- Se você notar que está com alguma área do corpo que apresenta vermelhidão ou coceira, procure um dermatologista, não se automedique, só um especialista poderá dizer qual o tratamento mais eficaz para você.
Posted by: Pedro Antonione T. Arraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário