quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Beber, Cair e... Se não levantar?



Nesse período de carnaval o consumo de álcool foi imenso, e seus efeitos variam de pessoa para pessoa. Certo organismo pode ser mais forte a ação do etanol, mas já se sabe que se considera alcoolizado indivíduos que ingeriram a taxa a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. Por incrível que pareça, duas cervejas ou duas doses de bebidas destiladas já são necessárias para perda da realidade, e abertura para sensações de prazer e depressão do controle mental. O álcool inibe a gliconeogênese, privando a produção de glicose, maior fonte de energia para o metabolismo do corpo. A falta de glicose causa uma hipoglicemia (taxa diminuída de glicose) apresentando sinais como: Tremores, ansiedade, nervosismo, Palpitações, taquicardia, Sudorese, calor, Palidez, frio, languidez, Pupilas dilatadas.

É por isso que se beber, cair e NÃO levantar, pode ser um estado de coma alcoólico, em que o alcoolizado fica completamente debilitado, hipotente. E sucessivos eventos desses podem gerar perda de funções neurológicas e comprometimento do fígado, causando hepatopatia, progredindo até para uma cirrose.

O álcool gera uma sensação de calor; aumenta a saliva e o suco gástrico e o uso frequente pode gerar lesão no estômago e gastrite crônica. (FONTE: Farmacologia, 3a.ed., Ed. Guanabara Koogan, 1997, p.520. FIGURA: capa da Revista Plantão Médico - Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Ed. Biologia e Saúde, RJ, 1998)

Émerson de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário