quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Falha da Bomba de Sódio... E agora?



O metabolismo necessita de energia, na ausência de ATP (Adenosina Trifosfato), vários distúrbios podem ocorrer, principalmente a desregulação da bomba de Na-K que é um mecanismo vigilante, selecionador, que se coloca de prontidão na grande membrana plasmática. Essa bomba expulsa sódio e acolhe abertamente íons potássio para dentro da célula. Isso para garanti um potencial elétrico celular, variando entre repouso e potencial de ação, promovendo sinapses nas interações neurônios e resposta muscular. Envolve também reações bioquímicas para o bom desempenho metabólico, mantendo assim todas as funções do tão complexo corpo humano.

Que responsabilidade desse bomba hem? E se o ATP resolve tirar férias? Será que o
vigilante continuará com suas comportas trabalhando harmoniosamente?

A verdade é que se essa bomba falhar a concentração de sódio (Na) dentro da célula aumenta. Cada molécula de sódio entra com moléculas de água (H2O) e a capacidade do compartimento interno da célula fica em estado crítico, resultando em edemas.
O tamanho da célula aumenta, fica arredondada levando ao crescimento, palidez e turgidez do órgão. O extravasamento de potássio (K) para o meio extracelular pode causar hipercalemia, induzindo a disfuncionalidade de tecidos finos excitáveis como nervos e músculos.

Émerson de Oliveira

Fonte:http://www.pathology.com.br/metodos/mecanismos_lesao_celular.htm
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/126/potassio-hipocalemia-e-hipertensao

2 comentários: