terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O QUE É A DOENÇA DE HODGKIN OU LINFOMA DE HODGKIN?

O QUE É A DOENÇA DE HODGKIN OU LINFOMA DE HODGKIN?

A doença de Hodgkin, ou linfoma de Hodgkin, pertence a um grupo de neoplasias denominadas linfomas. Linfoma é um termo genérico para designar os carcinomas que se desenvolvem no sistema linfático. A doença de Hodgkin, um linfoma pouco comum, representa menos de 1% de todos os casos de cancro nos EUA. Os outros carcinomas do sistema linfático denominam-se linfomas não-Hodgkin.
Para compreender a doença de Hodgkin, é útil conhecer as células normais e o que lhes sucede quando se tornam cancerígenas.
Na doença de Hodgkin, as células do sistema linfático tornam-se anómalas e começam a dividir-se e a crescer a um ritmo demasiado rápido e de forma descontrolada e desordenada. Devido às suas características, o linfoma de Hodgkin é considerado uma neoplasia.
Dado que o tecido linfático está presente em diversas regiões do organismo, a doença de Hodgkin pode ter origem em praticamente qualquer parte. Esta doença pode ocorrer num único nódulo linfático, num grupo de nódulos linfáticos ou ainda noutras partes do sistema linfático, como a medula óssea ou o baço. Este tipo de cancro quando se dissemina, fá-lo de forma relativamente ordenada: de um grupo de nódulos linfáticos para outro. Por exemplo, se a doença de Hodgkin surgir em nódulos linfáticos do pescoço alastra primeiro para os nódulos situados acima das clavículas e só depois para os nódulos linfáticos debaixo dos braços e no tórax. Por fim, pode disseminar-se para qualquer outra parte do organismo.

SINTOMAS

Os sintomas típicos da doença de Hodgkin são os seguintes:

  • Inchaço indolor nos nódulos linfáticos do pescoço, axila ou virilha
  • Febre recorrente inexplicável
  • Suores nocturnos
  • Perda de peso inexplicável
  • Comichão
DIAGNÒSTICO

Se houver sinais que possam sugerir a presença da doença de Hodgkin, é fundamental para além da história médica e do exame físico do doente, a realização de exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente: análises ao sangue, radiografias, Tomografia computorizada- TACs, Estudo por emissão de positrões- PETs, biópsias da medula óssea .

O exame físico inclui a palpação dos nódulos linfáticos do pescoço, axilas ou virilhas para verificar se estão inchados. O exame físico deve ser complementado com a realização de outros exames que produzam imagens do interior do corpo, tais como:


Tratamento

A doença de Hodgkin pode ser tratada com:
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Transplantação

Em geral, a doença de Hodgkin é tratada com quimioterapia ou radioterapia, ou ainda, uma combinação de tratamentos.

RECUPERAÇÃO E PERSPECTIVAS

Quando os médicos falam sobre a sobrevivência ao cancro, podem utilizar o termo remissão, em vez de cura. Embora muitas pessoas com a doença de Hodgkin sejam tratadas com sucesso, os médicos utilizam o termo remissão porque o cancro pode reaparecer. É importante discutir a possibilidade de recidiva (reaparecimento) com o médico.

REFERÊNCIA

http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/tipos/linfoma-hodgkin/


Postagem: Pedro Antonione




5 comentários:

  1. Eu tive Mal de Hodgkin a 20 anos atras, depois disso ja fiz Histerectomia total de abdomen e nunca mais a doença voltou

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma notícia maravilhosa. É uma informação para se mostrar quem apresenta essa patologia.

    Ass: Pedro Antonione

    ResponderExcluir
  3. Deia gostaria de saber um mais àcerca da sua experiencia dessa doença, pois tenho um familiar a passar pelo mesmo e tenho muito medo de ficar sem ele

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    MInha mãe tem adenocarninoma no endometrio, portanto queria saber se ha ligação com esta doença de hodgkin? Ela teve herisipela e seu pé esta inchado, pela grossa, seca e vermelhidão.
    Fara histerectomia dia 09.11.2010. O medico fará radioterapia. Este carcinma é invasivo?
    Obrigada
    Vera MAia

    ResponderExcluir
  5. tenho familiar que apresenta 'agora' linfoma de hodgkin depois de vinte anos ter operado e tratado de outro tipo de cancer e dois anos atras ter operado de outro totamente diferente, será que pode ter alguma ligação da primeira vez que ela operou sendo que anos atrás não tinhamos a mesma tecnologia.

    obs: o medico falou que são tres diferentes
    tipo de cancer.

    ResponderExcluir