sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

HANSENÍASE TEM CURA!



A hanseníase é uma doença crônica infecto contagiosa, causada pela Micobacterium leprae, afetando pele e nervos, podendo comprometer várias regiões do corpo, afetando especialmente as extremidades. Nos braços os locais mais afetados são os cotovelos. O melhor local de ser retirar a linfa para análise laboratorial é na orelha, região de fácil acesso e menos dolorosa. Quando não tratada a doença debilita e deforma o paciente, privando-o a viver socialmente.
Mesmo em tempos mais remotos... como A.C, essa doença já assolava a humanidade, deixando uma marca assustadora e totalmente preconceituosa. O tratamento em nossos dias é poliquimioterápico.

HANSIENÍASE TEM CURA!

O diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento médico poderão impedir o aparecimento de deformidades como em casos de mutilação de membros. Mas após iniciar o tratamento o paciente tanto é tratado como é incapaz de infectar outras pessoas. Essa é uma grande vantagem para o diagnóstico rápido.

Suspeitas: Manchas brancas ou rosadas, ou até mesmo avermelhadas e que apresentem insensibilidades. Por isso se tem a importância de testes de toques com agulhas descartáveis e esterilizadas ou até mesmo superfícies quentes colocadas nas regiões lesadas, se o paciente não perceber alterações e não manifestar resposta nervosa e suscetível a dor, é necessário encaminha-lo urgentemente a uma unidade de saúde mais próxima para o acompanhamento clínico.

O tratamento é gratuito, seguro e apresenta êxito. Então se desconfiar... é melhor logo tratar!

Maria de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário