sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tratamento com ácido tricloroacético parece fornecer um tratamento eficiente e seguro de lesões celulares pré-cancerosas no ânus

Investigadores americanos num estudo publicado na edição online do Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, realizaram um tratamento com ácido tricloroacético para fornecer um tratamento eficiente e seguro de lesões celulares pré-cancerosas no ânus.
A neoplasia intraepitelal anal (NIA) é o nome dado as alterações pré-cancerosas do ânus. A NIA é estratificada em NIA I, NIA II e NIA III de acordo com a sua severidade. O estudo envolveu 54 homens, 35 (64%) dos quais eram VIH-positivos.
O ácido tricloroacético a 85% tópico é recomendado como tratamento de 1ª linha para as verrugas genitais. O estudo envolveu 54 homens, 35 (64%) dos quais eram VIH-positivos. Foi-lhes fornecido quatro tratamentos com ácido tricloroacético a 85% em intervalos de duas semanas. O tratamento foi considerado bem sucedido se a NIA II/III se resolvesse ou regredisse para NIA I. Também era considerado um sucesso se a NIA I se resolvesse. Os doentes eram seguidos em intervalos regulares durante um ano após completarem o seu tratamento e monitorizados para a recorrência de lesões.
Dos 28 doentes com NIAII/III confirmadas, 32% tiveram uma resolução completa das suas lesões e 29% uma regressão das suas lesões para NIA I. Isto levou a uma resposta de 61% ao tratamento.O tratamento com ácido tricloroacético levou à resolução das lesões em 73% dos indivíduos com NIA I na linha de base. Os doentes VIH-positivos com uma ou duas lesões tinham uma maior probabilidade de ter uma resposta com sucesso ao tratamento do que os que tinham três ou quatro lesões (p = 0.01).
Os investigadores estão encorajados por estes resultados e sugerem que o tratamento pode ser de primeira linha para doentes com NIA. Concluíram dizendo, “são necessários estudos maiores, prospectivos e aleatórios para determinar a eficácia do ácido tricloroacético para o tratamento da NIA em comparação com outras modalidades de tratamento e em última instância para reduzir o risco de progresão da NIA para cancro invasivo.”


Anuscopia de alta resolução (HRA)
foto-documentação de uma área de baixo
grau de neoplasia intra-epitelial anal (LGAIN).



Referência

Singh JC et al. Efficacy of trichloroacetic acid in the treatment of anal intraepithelial neoplasia in HIV-positive and HIV-negative men who have sex with men. J Acquir Immune Defic Syndr (online edition), 2009.

Postagem: Pedro Antonione

Nenhum comentário:

Postar um comentário