sexta-feira, 9 de abril de 2010

HEPATOPATIA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA


Esteato-hepatite não alcoólica é uma patologia que apresenta características parecidas com as doenças hepáticas promovidas pelo o uso abusivo do alcóol. Casos apresentados por mulheres obesas e com diabetes com alterações como: Aumento do fígado decorrido do acúmulo de gordura nos hepatócitos (Esteatose). Apresentando também processos de oncose locais, a nível de tecido hepático, com uma progressão de lesões conhecidas como corpúsculus de Mallory, e características parecidas com o ataque alcoólico pelos resultados provenientes de hepatite alcoólica e cirrose. Tudo isso devido a destruição dos hepatócitos pelo desencadeamento da inflamação "Formação de fibroses" levando a projeção de nódulos pré-cirrose.

Tecido Hepático normal




Tecido Hepático com Esteatose



ENTÃO PODE SE DIAGNOSTICAR A ESTEATO - HEPATITE DIFERENCIANDO-A DA ESTEATOSE?


SIM!


Embora textos publicados na Internet afirmem que não há como diferenciar. Mas na literatura, O Jornal Brasileiro de Patologia e medicina laboratorial, publicou uma pesquisa com o tema: Doença hepática gordurosa não alcoólica: Avaliação histopatológica e concordância interobservador. Onde descreve a seguinte afirmação:


" A biópsia hepática é a melhor forma pra se diagnosticar. pois é o único método que difere a esteato-hepatite da esteatose."




O tratamento é realizado com um balanceamento da dieta, esperando a redução da obesidade, como comprovados em estudos histológicos. Mas atenção! A dieta deve ser altamente balanceada e acompanhada pelo nutricionista, pois por incrível que pareça, outros estudos confirmaram a piora dos quadros devido a perda de peso rápida. Por isso deve ser CONTROLADO.



Com fármacos, há uma administração de hipolipemiante, antioxidantes e imunomoduladores.



Emerson de Oliveira




Fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e medicina laboratorial, Vol. 44, n°1 Janeiro/fevereiro 2008, pág 37.

www.hepcentro.com.br

Um comentário: