sábado, 10 de abril de 2010

HIPÓXIA INFLUENCIA A HIPERTENSÃO PULMONAR


Saudações Biomédicas!
Caros colegas,

Sabemos de fato, que a pressão sanguínea elevada acarreta prejuízos no organismo, esse descontrole é notável pelo grande nível da corrente de sangue. E a hipóxia é a falta de oxigênio a um determinado tecido ou orgão. Conscientes desses conceitos gerais, foquemos a curiosidade informacional que constitue a influência dessa hipóxia na hipertensão pulmonar. Primeiro que essa insuficiência oxigênica em alto grau é a maior causa de distúrbios cardíacos e problemas "RESPIRATÓRIOS".
















Então... Qual a maior característica da hipertensão? Obviamente a vasocontricção, "contração dos vasos saguíneos"


Ok! Mas quando ouvimos HIPERTENSÃO, Automaticamente lembramos do Coração, que como uma bomba, estabelece INDIRETAMENTE o fluxo sanguíneo, seja ele forte ou brando. Mas possivelmente outros orgãos sofrem diretamente as consequências relacionadas a pressão. Tratamos como exemplo aqui o Pulmão que sofre essa pressão provinda da desregulação "grande resistência" da artéria pulmonar e contínuas remodelações de veias, artérias e capilares presentes dentro do tecido pulmonar e árvore brônquica.

A CULPA É DA HIPÓXIA?

A FIGURA ACIMA REPRESENTA UM TECIDO ABASTECIDO DE OXIGÊNIO, ABAIXO,
O MESMO CORTE HISTOPATOLÓGICO SOFRIDO LESÃO POR HIPÓXIA

Vejamos...

Pela falta de oxigênio na hipóxia, há uma aceleração sanguínea, "fator vasocondutor" e a HIPERTENÇÃO PULMONAR, tambem como o organismo no todo sofre aumento da pressão.

NEM TUDO QUE PARECE É VERDADE...
POIS ELA PODE SER UM FATOR FUNDAMENTAL VENDO POR UMA VISÃO NA
LITERATURA RECENTE.

Estudos recentes propiciam a INDUÇÃO DE HIPÓXIA! É...Isso mesmo... Induzir a hipóxia, mas com uma eficaz finalidade. O Fator de Indução de Hipóxia (FIH) presente nessa reparação, atua reestabelecendo as células com moléculas de oxigênio de uma maneira que sua regulação é completamente dependente de ferro. Compreende-se dessa maneira que a administração do ferro na Hipertenção Pulmonar Hipóxica é de principal importância no uso terapeutico.

Émerson de Oliveira.


Arquivos brasileiros de Cardiologia Vol.84 N°2 São Paulo feb. 2005/ Estudo angiográfoco da circulação pulmonar na tretalogia de fallot com atresia pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário