sábado, 3 de abril de 2010

Xantoma???

Definição


É a deposição de material amarelado rico em colesterol nos tendões e outas partes do corpo, que ocorre em diversas doenças. É comum entre adultos mais idosos e pessoas que tenham um nível elevado de lipídios no sangue.

Causas

Os xantomas também são depósitos de matérias gordurosas sob a superfície da pele, podendo ser muito pequenos ou chegar a ter mais de 7,5 cm de diâmetro. São um sintoma de distúrbios metabólicos subjacentes associados a um aumento dos lipídios no sangue como o diabetes, a cirrose biliar primária, alguns tipos de câncer e distúrbios metabólicos hereditários, dentre eles a hipercolesterolemia familiar. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés e nádegas.

Sintomas

Protuberâncias ou lesões da pele
  • de superfície plana
  • macios ao toque
  • de cor amarela
  • com bordas bem definidas (bordas nítidas, bem marcadas)
Tratamento

O tratamento visa ao controle dos distúrbios subjacentes a fim de se reduzir o desenvolvimento de xantomas. Os tumores podem ser removidos com cirurgia, mas podem reaparecer.

Prevenção

O controle dos lipídios no sangue, como os níveis de colesterol e de triglicérides, e o controle dos distúrbios subjacentes pode ajudar na redução do desenvolvimento de xantomas.

Referência

Adam.sertaoggi, Wikipédia


Poted by: Pedro Antonione



Nenhum comentário:

Postar um comentário