domingo, 30 de maio de 2010

CITOPATOLOGIA E HPV



PAPILOMA VÍRUS HUMANO, é assim caracterizado o HPV.


São vírus da família Papilomaviridae


Os de alto risco estão relacionados com os tumores malignos

Habitualmente são detectados e extintos pelo sistema imune.


A transmissão é o contato direto com a pele infectada.


Os HPV genitais são transmitidos por relações sexuais.



Aparecem como verrugas, ou condiloma acuminado.


O diagnóstico clínico se dá pela citopatologia, que identifica vestígios-pré do HPV.


SUS - Tem exames gratuitos!



Exitem vacinas que previnem o HPV que estimulam os anticorpos específicos para cada papiloma vírus.
Émerson de Oliveira
Fonte: INCA. Instituto Nacional do Câncer - Ministério da Saúde - Brasil

CITOPATOLOGIA, O INÍCIO.


A Citopatologia, estuda a doença a nível celular. O comportamento morfológico, bioquímico, molecular, é categoricamente a fonte de comprovação para determinadas alterações que podem diagnosticar uma doença. Com a vantagem de fácil obtenção das amostras, a citopatologia, mesmo ainda considerada metodologicamente invasiva, se sobressai, comparando-se a biópsias realizadas para obtenção de tecidos celulares, onde se dá a necessidade de procedimentos cirúrgicos mais complexos.
Hoje em dia, o biomédico, assim especializado, tem competência de emitir laudos correspondentes as amostras provindas da tireóide, mama, colo do útero e líquidos cavitários. A citopatologia tem carácter também preventivo, como um exame muito conhecido do colo do útero; "Papanicolau", identifando os fatores que concorrem pra certas neoplasias ginecológicas, como no caso do vilão HPV. Se de início for detectado, as complicações severas podem ser remediadas com eficácia.
Émerson de Oliveira

sábado, 29 de maio de 2010

Osteoporose


É a mais comum de todas as osteopatias nos adultos, especialmente em indivúduos com idade avançada e resulta da diminuição da matriz óssea orgânica. Na osteoporose, a atividade osteoblástica no osso costuma estar abaixo do normal e, como consequência, a taxa de deposição de osteóide encontra-se deprimida. Ocasionalmente, no entanto, a causa da diminuição óssea é o excesso da atividade osteoclástica.

As causas mais comuns da osteoporose são:

  • Falta de estresse físico sobre os ossos em função da inatividade;

  • Deficiência de vitamina C;

  • Falta de secreção do estrogênio no período pós-menoupasa;

  • Idade Avançada;

  • Síndrome de Cushing

É verdade que a musculação ajuda no tratamento e prevenção da osteoporose?



Segundo as recomendações do Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM), citadas por Katch F., Katch V. e Mcardle (1998), os exercícios selecionados para atuações profiláticas e terapêuticas contra a osteoporose devem ser aqueles que proporcionam o aprimoramento das valências físicas força e flexibilidade. É neste ponto que a prática da musculação interfere com maior intensidade, pois sabe-se que os exercícios contra resistência atuam positivamente na melhoria da capacidade contrátil dos músculos esqueléticos, assim como também geram efeitos positivos na elasticidade muscular em decorrência da proliferação de tecido conjuntivo ocasionada pela hipertrofia (Santarém, 2000 a). As melhorias em força e flexibilidade são acompanhadas pelo aumento da densidade óssea mineral, deixando o sistema esquelético mais forte e mais resistente a fraturas e deformações. Desta forma a musculação pode ser considerada o mais eficiente estímulo ambiental na prevenção e no tratamento da osteoporose, melhorando significativamente a qualidade de vida de todas as pessoas que são obrigadas a conviver com este tipo de problema.


Referências

GUYTON & HALL, 2006

KATCH, Frank., KATCH, Víctor., MCARDLE, William. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4 ed. Rio de Janeiro: guanabara koogan, 1998.


Postado por: Pedro Antonione

terça-feira, 25 de maio de 2010

Caso tenha câncer: Há esperança para você!


Muito é falado que a qualidade de vida, e o querer se manter bem "autoestima", ajuda na recuperação e até mesmo na cura do câncer. É claro que o sofrimento se torna mais leve quando a fé assegura uma nova esperança a cada dia. Apesar que não há estudos que comprovem essa realidade a nível molecular e orgânico. Veja, a questão da neoplasia que pode ser benigna ou malígna, se desenrrola na capacidade potente de proliferação celular; e essa desordem costura um tecido remendado, deixando o orgão ou membro atingido morfologicamente e metabolicamente anormal. Até então, é importante deixar claro que o paciente com câncer não será tratado somente do câncer! Mas todo um conjunto de doenças virão como prejuízos psicológicos e até mesmo a cascata desenfreada de mitoses e ações disparadas do metabolismo desrregulado.
Como pesquisador, não vi ainda uma confirmação de que o otimismo ajuda na " irreverssibilidade " da origem e crescimento tumoral, infatizo mais uma vez: A nível molecular, bioquímico, celular, " Na raiz do problema". Mas como pesquisador otimista eu creio, que as pesquisas ainda podem avançar nesse sentido. Vemos claramente no evangelho: "Senhor, se quiseres, podes me curar. Jesus disse: Eu quero, sê limpo" O dom da fé é um mistério. Falo isso sem medo como cientista. Caso tenha câncer: Há esperança para você! Falo isso por que Eu Émerson, já Vi um cego de nascença enxergar milagrosamente depois de 35 anos, pelo o poder de Jesus. De todas essas coisas atesto veracidade e parecer de fé!

Emerson de Oliveira





segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alerta à resultado Falso-Positivo...


Em nota aos profissionais da saúde, o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde já havia alertado que anticorpos gerados pela vacina contra a Influenza A podem ser confundidos com o vírus HIV. Com isso, os resultados dos testes de HIV em pessoas que tomaram a vacina contra a Influenza A (H1N1) poderia ter resultados falso-positivos. O problema do falso resultado positivo acontece porque a vacina contra aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que confunde o teste mais comum feito no Brasil, o Elisa.

Segundo Lilian Inocêncio, todos os exames de HIV passam por um teste comprobatório no qual é usado um método de análise diferente do primeiro. "Existe uma normativa que determina que todos os laboratórios de saúde pública e privada façam um novo teste em casos de resultado positivo. A pessoa que fizer o teste não vai ser informada, o próprio laboratório deve realizar o teste confirmatório". De acordo com a assessora, as pessoas não devem deixar de tomar a vacina contra a Influenza A (H1N1) – gripe A. Este alerta foi direcionado apenas aos profissionais de saúde e teve o objetivo de descartar a possibilidade de exames com resultados falso-positivos chegarem aos pacientes. "Não existe nenhum risco com relação à vacina contra a Influenza A (H1N1), pedimos que todos sejam imunizados. Além disso, tomar a vacina não impede que o teste de HIV seja feito, se necessário", alertou.

FONTE: vidadeumaborderline.blogspot.com/.../vacina-contra-gripe-h1n1-vs-teste-de.html

www.jornalvs.com.br/.../geral,canal-8,ed-60,ct-978,cd-261089.htm

br24h.com/quem-tomou-vacina-gripe-a-exame-da-hiv-positivo
-

Postado por: ALEXSANDRA SOUZA


domingo, 23 de maio de 2010

FORMA DE CUNHA


Os infartos em qualquer que sejam os tecidos, apresentam uma forma de cunha, como uma pirâmide até, dependendo da interpretação e bom senso do olhar do patologista. Essa pirâmide pode estar até invertida, conforme a árvore vascular se anastomosa e abre os caminho para a nobre corrente sanguínea. Aliás, dependendo do tipo de infarto, nem sempre essa cunha terá a visita do nobre sangue! "



" A maioria dos infartos tende a apresentar uma forma de cunha, com o vaso ocluído no ápice e a periferia do órgão formando a base" *Robbins & Cotran
Emerson de Oliveira

sábado, 22 de maio de 2010

NEM SEMPRE INFARTO É NO MIOCARDIO!

Infarto é um local necrosado por isquemia, tecido esse que foi lesionado pela falta de suprimento de O2 e nutrientes existentes no sangue. Muito é associado o infarto com o orgão cardíaco, mas esse evento deletério pode acontecer em tecidos de outros orgãos como: Cérebro, pulmão e atinge também o intestino que é frequentemente fatal. Esses infartos são gerados por eventos trombóticos ou embólicos, pode ocorrer também por vasoespasmo local ou tumores.


CLASSIFICAÇÃO DOS INFARTOS



INFARTOS VERMELHOS - Ocorrem pelo bloqueio sanguíneo em veias,como torção ovariana e alterações em tecidos moles. Essa frouxidão do tecido, permite a irrigação do orgão, mesmo já estando infartado.





INFARTOS BRANCOS - Ocorrem pelo o bloqueio sanguíneo em artérias de órgãos sólidos como: Coração, pâncreas e rim. A rigidez, características desses orgãos, não permite a perfusão sanguínea, deixando o orgão anêmico (pálido).



INFARTOS SÉPTICOS - Grande presença bacteriana se proliferando no local infartado.

INFARTOS ASSÉPTICOS - Sem proliferação bacteriana, sem resposta inflamatória.



Emerson de Oliveira
Fonte: Robbins & Cotran - Bases Patológicas das Doenças

EMBOLIA GORDUROSA

anatpat.unicamp.br

Após fraturas de ossos longos como o fêmur, que tem gordura na sua medula óssea, traumas de tecido adiposo e queimaduras, lançam na corrente sanguínea glóbulos gordurosos, formando uma massa intravascular "êmbolo" que se aloja em vasos muito pequenos, predispondo a eventos tromboembólicos que resultarão em necrose isquêmica "infarto" de tecidos subjacentes. A síndrome embólica gordurosa é caracterizada por insuficiência pulmonar e sintomas neurológicos por ocluir também a microvasculatura cerebral.
Émerson de Oliveira
Fonte: Robbins & Cotran Patologia - Bases patológicas das doenças

Visão geral da Carcinogênese

Processo de Carcinogênese

Fonte: Ministério da saúde

Os tumores originam-se de um crescimento clonal de células que possuem mutações ocorridas em quatro classes de genes. Esses incluem os genes supressores do tumor e aqueles que regulam a apoptose e o reparo do DNA.
A mutação em um único gene não é suficiente para causar câncer. Normalmente, os atributos fenotípicos característicos de malignidade desenvolvem-se quando múltiplas mutações envolvendo múltiplos genes se acumulam. O acúmulo gradual de mutações e o aumento da malignidade são reportados como progressão tumoral.


Referências

Robbins, Patologia básica


Posted by: Pedro Antonione

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pode ser um sinal de alerta!


A notícia de que tem um bebê a caminho alegra toda família,e desperta os cuidados e atenção de todos, mais é preciso se ter calma,todo mundo sabe que gravidez não é doença, não é verdade.Durante agravidez a mulher vai desenvolver diversos sintomas que com odecorrer da gestação irá desaparecendo,o inchaço é um exemplo.Apesar de na maioria das vezes o inchaço não representar perigo, os médicos sempre estão atentos a sinais que podem indicar problemas: inchaço maior do que o normal, ganho de peso muito intenso – mais de um quilo por semana –, limitação no movimento dos dedos das mãos, formigamento dos braços e dor de cabeça na região da nuca. Nesse caso, a gestante pode estar com algum problema renal ou sofrendo com pressão alta, que pode levar à pré-eclampsia.

Foi o que aconteceu com a publicitária Ana Lúcia Matuck, 36 anos, mãe de Ana Luiza. Até o sexto mês de gestação, ela havia ganhado mais peso do que o indicado, mas a gravidez corria tranqüila. Na passagem para o sétimo mês, Ana Lúcia começou a sentir pressão nos pés e nas pernas. “Um dia, no trabalho, olhei para os meus pés e eles pareciam dois pãezinhos”, conta.

A publicitária desenvolveu diabetes gestacional e teve pressão alta, o que a levou a modificar a dieta. Sua médica vetou tanto o sal quanto o açúcar. “Fiquei em choque. Minha ginecologista dizia que se eu não me cuidasse iria matar minha filha”, relata. Com as restrições, Ana Lúcia desinchou e chegou a perder peso no final da gravidez. Mesmo assim, entrou de licença antes do parto para garantir a saúde do bebê.

O inchaço costuma aumentar logo após o nascimento do bebê. “O sangue que a mulher compartilhava com a placenta volta para ela”, explica Renata. Ocorre o que os médicos chamam de “redistribuição do líquido”. Com o passar dos dias – com uma alimentação equilibrada e, principalmente, com a amamentação –, o edema tende a diminuir e, depois, acabar.

O inchaço não costuma deixar conseqüências, mas pode aumentar a incidência de varizes e hemorróidas. As mulheres que desenvolvem doenças durante a gravidez devem ficar atentas. Apesar de a diabetes gestacional e a pressão alta desaparecerem na maioria dos casos, o fato de elas terem surgido durante a gestação, época em que o sistema imunológico está em baixa, indica um tendência ao desenvolvimento dessas doenças ao longo da vida.

Fonte: portal.mksnet.com.br

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?214

Postado por: Alexsandra Souza

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Embolia

Conceito

Um êmbolo é formado por uma massa sólida, líquida ou gasosa carregada pelo sangue até um local distante de sua origem; a grande maioria dos êmbolos se desprendeu de trombos.

Os êmbolos pulmonares se originam, basicamente, da trombose venosa profunda dos membros inferiores; seu efeito (morte súbita, insuficiência cardíaca direita, hemorragia pulmonar ou infarto pulmonar) depende do s
eu tamanho.




Êmbolos sistêmicos se originam, sobretudo, de trombos murais cardíacos ou valvulares, aneurismas aórticos ou placas atecoscleróticas; o desenvolvimento de infarto depende do local da embolia e da presença de circulação colateral.


Referências

Robbins, patologia básica/ Vinay Kumar... [et al.]; [revisão científica João Loboato dos Santos; tradução de Adriana Pittela Sudré ... et al.]. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008

Posted By: Pedro Antonione



Fenilcetonúria

Doenças relacionadas ao erro inato do metabolismo da fenilalanina.


Conceito


A fenilcetonúria é um distúrbio autossômico recessivo causado por uma ausência da enzima fenilalanina hidroxilase e conseqüente incapacidade para metabolizar fenilalanina.

Manifestações Clínicas


Incluem retardo mental grave, convulsões e redução da pigmentação da pele, que podem ser evitados restringindo-se a ingestão de fenilalanina na dieta. As pacientes do sexo feminino com PKU que descontinuam o tratamento dietético podem dar a luz de crianças mentalmente retardadas com malformações causadas pela passagem transplancentária de metabólitos de fenilalanina.


Referências

Robbins, patologia básica/ Vinay Kumar... [et al.]; [revisão científica João Loboato dos Santos; tradução de Adriana Pittela Sudré ... et al.]. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


Posted by: Pedro Antonione

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LIGAÇÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS EM CIRURGIAS DE PONTE DE SAFENA


A aorta é conectada ao ventrículo esquerdo, que é a parte do coração que faz o bombeamento do sangue arterial. As conexões da safena na aorta e na coronária são feitas com fios finos, especiais para as sulturas em cirurgias cardiovasculares. Esta cirurgia está indicada para pacientes que tem problemas como isquemias cardíacas. Características desse comprometimento se dá pela presença de placas de ateromas.


MARIA DE SOUSA


Fonte:Ciencia Hoje

CRESCIMENTO


Até que idade uma pessoa pode crescer, e até quando pode se submeter a um tratamento para seu crescimento?


Meninas... Por volta dos 16 anos

Meninos... Por volta dos 18 anos


A indicação de tratamento para crescimento deve ser restrita a aquelas crianças que apresentam algum distúbio que retarde o desenvolvimento longitudinal
( após avaliação médica )


Revista Ciência Hoje


Postado por: Maria de Sousa

domingo, 16 de maio de 2010

Aplasia da Medula Óssea



A aplasia medular (AM) resulta da falência das "stem-cell" (célula primordial= célula tronco hematopoiética) medular em produzir as células do sangue com conseqüente anemia, leucopenia (diminuição do nº de leucócitos) e plaquetopenia (diminuição do nº de plaquetas).
A aplasia medular é uma doença muito séria que pode ser considerada congênita ou adquirida. A aplasia adquirida é geralmente aquela que é causada pela utilização de certos medicamentos ou drogas ilícitas. Já a congênita é aquela que ocorre devido a um fator genético.



Tratamento

No caso de ser congênita, o tratamento mais eficaz contra a aplasia medular é o transplante de medula óssea (TMO), sendo o doador quase sempre um familiar (a chance de um doador ser um irmão é igual a 25 %, já para um doador desconhecido as chances caem para uma em dez mil). Contudo, antes de o paciente receber a doação da medula, ele deve se submeter a um tratamento químico feito através de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos atuam como estimuladores da médula já falida.


Referências

Wikipédia, Medicina Geriátrica
International Agranulocytosis and Aplastic Anemia Study.



Posted By: Pedro Antonione


Como saber se os rins estão funcionando bem?


O aumento de algumas substâncias no sangue, reflete imediatamente, um mal funcionamento do rins. A creatinina é uma dessas substâncias utilizadas para avaliar o funcionamento do rins.

O que é Creatinina?

A creatinina não é formada pelo metabolismo corporal, sendo apenas um resultado do metabolismo de outra substância chamada creatina, que se encontra nos músculos. A conversão da creatina em creatinina é praticamente constante durante as 24 horas do dia.
O valor da creatinina em indivíduos normais apresenta uma variação em relação ao sexo e ao volume da massa muscular.
Seus valores normais são aproximadamente de 1 mg/dl nos homens, 0,8 mg/dl nas mulheres e 0,5 mg/dl nas crianças.
Seus valores aumentam à medida que ocorre a diminuição da função dos rins; por isso, são utilizados como marcadores da função renal. Os aumentos se tornam significativos quando existe uma perda de mais de 50% da função dos rins e existem exames mais especializados como o CLEARANCE DE CREATININA também chamado de depuração da creatinina que pode indicar aproximadamente quanto do rim já foi afetado pelas diferentes doenças como o diabetes a hipertensão, os cálculos renais ou as infecções urinárias.


A creatina pode ser colhida no sangue e também na urina de 24horas. Antes da coleta o paciente deve estar de jejum de 6 horas.


Referências

Sociedade Brasileira de Nefrologia, boaSaúde

Posted by: Pedro Antonione

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sorria...



Pesquisas sobre o riso apontam que esta é a mais antiga forma de comunicação.Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução. Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la. O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.
Não deixe que a rotina do dia a dia tire de você esse maravilhoso prazer, sorria sempre.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Sorrisos

Postado por:Alexsandra Souza

terça-feira, 11 de maio de 2010

Como posso fazer mal ao meu próprio corpo?


Imagine você lutando com uma pessoa bem maior que você, com certeza pensaria: “Tô ferrado!”,você pensaria em diversas formas de se defender e talvez até encontrasse essa forma de defesa.Agora imagine a mesma situação só que com um pessoa menor, você pensaria “bobagem,esse daí ta no papo”, você provavelmente subestimaria seu adversário.As duas situações seriam fáceis de resolver. Agora imagine você tendo que lutar contra você mesmo!

É, isso que acontece quando uma pessoa tem uma Doença auto-imune. Alguma vez já parou para pensar o que acontece dentro de você?

O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre o que é danoso ao organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo como células, tecidos e órgãos, e o que não é nosso, mas não causam danos, como alimentos por exemplo.

Durante nossa formação enquanto feto, nosso organismo começa a criar o sistema imune. O primeiro trabalho é reconhecer tudo o que é próprio, para mais tarde poder reconhecer o que é estranho. O útero materno é um ambiente estéril, ou seja, livre de agentes infecciosos. Assim que nascemos somos imediatamente expostos a um "mundo hostil" com uma enormidade de antígenos. Desde o parto, o corpo começa a reconhecer catalogar e atacar tudo que não é original de fábrica.

A Doença auto-imune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é "original de fábrica", levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

Viram como é muito mais difícil lutar contra nós mesmo,pois nunca saberemos qual será o próximo ataque.


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html#ixzz0ndJwaIgp


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html#ixzz0ndJ5xnph

Fonte:www.mdsaude.com/2008/.../doena-auto-imune.html -

Postado por:Alexsandra Souza