terça-feira, 11 de maio de 2010

Como posso fazer mal ao meu próprio corpo?


Imagine você lutando com uma pessoa bem maior que você, com certeza pensaria: “Tô ferrado!”,você pensaria em diversas formas de se defender e talvez até encontrasse essa forma de defesa.Agora imagine a mesma situação só que com um pessoa menor, você pensaria “bobagem,esse daí ta no papo”, você provavelmente subestimaria seu adversário.As duas situações seriam fáceis de resolver. Agora imagine você tendo que lutar contra você mesmo!

É, isso que acontece quando uma pessoa tem uma Doença auto-imune. Alguma vez já parou para pensar o que acontece dentro de você?

O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre o que é danoso ao organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo como células, tecidos e órgãos, e o que não é nosso, mas não causam danos, como alimentos por exemplo.

Durante nossa formação enquanto feto, nosso organismo começa a criar o sistema imune. O primeiro trabalho é reconhecer tudo o que é próprio, para mais tarde poder reconhecer o que é estranho. O útero materno é um ambiente estéril, ou seja, livre de agentes infecciosos. Assim que nascemos somos imediatamente expostos a um "mundo hostil" com uma enormidade de antígenos. Desde o parto, o corpo começa a reconhecer catalogar e atacar tudo que não é original de fábrica.

A Doença auto-imune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é "original de fábrica", levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

Viram como é muito mais difícil lutar contra nós mesmo,pois nunca saberemos qual será o próximo ataque.


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html#ixzz0ndJwaIgp


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html#ixzz0ndJ5xnph

Fonte:www.mdsaude.com/2008/.../doena-auto-imune.html -

Postado por:Alexsandra Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário