domingo, 16 de maio de 2010

Como saber se os rins estão funcionando bem?


O aumento de algumas substâncias no sangue, reflete imediatamente, um mal funcionamento do rins. A creatinina é uma dessas substâncias utilizadas para avaliar o funcionamento do rins.

O que é Creatinina?

A creatinina não é formada pelo metabolismo corporal, sendo apenas um resultado do metabolismo de outra substância chamada creatina, que se encontra nos músculos. A conversão da creatina em creatinina é praticamente constante durante as 24 horas do dia.
O valor da creatinina em indivíduos normais apresenta uma variação em relação ao sexo e ao volume da massa muscular.
Seus valores normais são aproximadamente de 1 mg/dl nos homens, 0,8 mg/dl nas mulheres e 0,5 mg/dl nas crianças.
Seus valores aumentam à medida que ocorre a diminuição da função dos rins; por isso, são utilizados como marcadores da função renal. Os aumentos se tornam significativos quando existe uma perda de mais de 50% da função dos rins e existem exames mais especializados como o CLEARANCE DE CREATININA também chamado de depuração da creatinina que pode indicar aproximadamente quanto do rim já foi afetado pelas diferentes doenças como o diabetes a hipertensão, os cálculos renais ou as infecções urinárias.


A creatina pode ser colhida no sangue e também na urina de 24horas. Antes da coleta o paciente deve estar de jejum de 6 horas.


Referências

Sociedade Brasileira de Nefrologia, boaSaúde

Posted by: Pedro Antonione

Nenhum comentário:

Postar um comentário