quinta-feira, 6 de maio de 2010

Síndrome da angústia respiratória do adulto (S.A.R.A)


Conceito:


Falha do sistema respiratório caracterizada por acúmulo de fluido nos pulmões, provocando o enrijecimento pulmonar. A doença é desencadeada por diversos processos que lesam os pulmões.

Causas, incidência e fatores de risco:

A SARA é uma emergência médica. Pode ser causada por uma variedade de doenças que fazem com que os vasos sangüíneos, direta ou indiretamente, promovam o acúmulo de fluido nos pulmões. A capacidade de expansão pulmonar fica gravemente comprometida e a lesão dos alvéolos e do revestimento (endotélio) dos pulmões é extensa. A concentração de oxigênio no sangue fica muito baixa, mesmo se o paciente for oxigenado. As causas sistêmicas de lesão pulmonar são: trauma, lesôes cefálicas, choque, sepese, múltiplas transfusões de sangue e medicamentos. As causas pulmonares são: embolia pulmonar, pneumonia grave, inalação de fumaça, radiação, altitude elevada, quase afogamento e outros. Os sintomas normalmente aparecem em 24 a 48 horas após a lesão ou doença. O tabagismo pode ser um fator de risco. A incidência é de 1 em cada 100.000 pessoas.

Diagnóstico:

Lembra muito (clinicamente e radiologicamente) o edema pulmonar cardiogênico, especialmente nos primeiros dias - a diferenciação entre os dois é muito baseada no contexto do desenvolvimento do edema pulmonar.


Referências:
adam.sertaoggi, Medicinidade

Posted by: Pedro Antonione

Nenhum comentário:

Postar um comentário