domingo, 16 de maio de 2010

Aplasia da Medula Óssea



A aplasia medular (AM) resulta da falência das "stem-cell" (célula primordial= célula tronco hematopoiética) medular em produzir as células do sangue com conseqüente anemia, leucopenia (diminuição do nº de leucócitos) e plaquetopenia (diminuição do nº de plaquetas).
A aplasia medular é uma doença muito séria que pode ser considerada congênita ou adquirida. A aplasia adquirida é geralmente aquela que é causada pela utilização de certos medicamentos ou drogas ilícitas. Já a congênita é aquela que ocorre devido a um fator genético.



Tratamento

No caso de ser congênita, o tratamento mais eficaz contra a aplasia medular é o transplante de medula óssea (TMO), sendo o doador quase sempre um familiar (a chance de um doador ser um irmão é igual a 25 %, já para um doador desconhecido as chances caem para uma em dez mil). Contudo, antes de o paciente receber a doação da medula, ele deve se submeter a um tratamento químico feito através de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos atuam como estimuladores da médula já falida.


Referências

Wikipédia, Medicina Geriátrica
International Agranulocytosis and Aplastic Anemia Study.



Posted By: Pedro Antonione


Nenhum comentário:

Postar um comentário