sexta-feira, 19 de março de 2010

CÂNCER DE CAVIDADE BUCAL




O carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço é uma malignidade epitelial agressiva, sendo atualmente o sexto neoplasma mais comum no mundo. Nos índices prevalecem aproximadamente 40.000 casos nos Estados Unidos e mais de 500.000 casos no mundo serão diagnosticados a cada ano.




Câncer de Cavidade Bucal




Nos estágios iniciais os cânceres da cavidade oral aparecem como placas elevadas, firmes ou como áreas irregulares, grosseiras ou verrugosa de espessamento mucoso, possivelmente confundida com leucoplasia. Qualquer padrão pode ser sobreposto num ambiente de leucoplasia ou eritroplasia aparente. E quando essas losões aumentam, variam tipicamente como massas ulceradas e projetadas. Nos exames histológicos estes cânceres começam como lesões displásicas que podem ou não evoluir para uma displasia de toda a espessura (Carcinoma in situ) prévia a invasão do estroma do tecido conjuntivo de base. Essa diferença na progressão deve ser colocada em contraste ao câncer cervical.




As alterações histológicas na eritroplasia só poucas vezes apresentam espessamento dérmico ordenado. Virtualmente 90% das aerosões superficiais revelam-se com displasia carcinoma in situ ou carcinoma já densenvolvido nas margens próximas. Uma reação inflamatória subeptelial intensa com dilatação vascular é responsável pela aparencia vermelha da lesão.




Nos carcinomas de células escamosas pelo menos 95% dos cânceres da cabeça e pescoço aparece o carcinoma de células escamosas, surgindo com mais frequência na cavidade oral. O restante inclui adenocarcinoma de origem granular salivar, melanomas, vários carcinomas e outros raros. Biologicamente os carcinomas de células escamosas na cavidade oral são bastante similares aqueles que ocorrem em qualquer local da cabeça e pescoço.





Aspectos que se aplicam ao Câncer de Células escamosas em locais específicos na cabeça e pescoço:




Um número de neoplasma epitelial e de tecidos moles pode surgir na cavidade oral. Muitos destes tumores por ex: Papilomas, hemogiomas, linfomas, também ocorrem em qualquer lugar do corpo.




LEUCOPLASIAS - Podem ocorrer em qualquer lugar da cavidade oral ( As principais são: Mucosa bucal, assoalho da boca, superfície ventral da língua, palato e gengiva). Elas aparecem como manchas ou placas brancas, única ou múltiplas, com margens indistintas ou claramente demarcadas. Elas podem ser levemente espessas e macias, ou enrrugadas e fissuradas.



Postado por: Maria de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário