domingo, 28 de março de 2010

Virose

Definição

Virose é qualquer infecção causada por vírus.

Sintomas

Os principais sintomas são ondas de febre, dor de cabeça e mal-estar, que podem acometer tanto adultos como crianças. Uns pensam que é gripe, outros dizem que é resfriado e muitos se surpreendem, reagindo com descrédito quando o médico define os sintomas como "virose". Mas o diagnóstico não poderia ser mais acertado. As viroses mais comuns são causadas por adenovírus, que provocam conjuntivite, resfriados e problemas respiratórios em geral, e por enterovírus, responsáveis por problemas intestinais.

Por que há tanta incidência de viroses principalmente entre as crianças?

A incidência de viroses aumenta entre as crianças até dois anos de idade porque seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Há também outros vários fatores como condição sócio-econômica e nutricional, amamentação, imunizações, poluentes do ar, frio, confinamento, entre outros.

Qual é a época de aior disseminação?


As viroses são mais freqüentes no inverno e durante épocas de chuvas, pois há naturalmente um maior confinamento.

O que se deve fazer em cado de suspeita?

Essa resposta varia conforme o estado geral da criança e os sintomas apresentados. Crianças menores ficam mais debilitadas que as crianças maiores e requerem cuidados médicos. Porém uma febre alta persistentemente,tosse dor-de-cabeça, vômitos ou evacuações repetidas e de grande volume, necessitam uma avaliação médica mais precoce, independente da idade do paciente.


Tratamento

Não há até o momento tratamento específico para agentes virais causadores dessas doenças. Deve-se seguir as orientações e a receita médica. Caso não haja melhora, o ideal é retornar ao pediatra para nova avaliação. Não se deve dar remédios à criança por conta própria porque isso pode piorar o quadro. Caso haja necessidade de antibióticos, eles devem ser prescritos apenas pelo médico, após avaliar a sua necessidade real de uso.

Referências

Hospital Memorial, Super Interessante

Posted by: Pedro Antonione

Um comentário: