sábado, 27 de março de 2010

CORAÇÃO TIGRADO

Por motivos de lesões celulares, as células tendem a acumular certas substâncias no seu interior. Dentre essas deposições existe uma característica morfológica no coração que impressiona. Conhecido como CORAÇÃO TIGRADO, é um tipo de degeneração patológica pelo grande acúmulo de lipídios "nas classes dos triglicerídios" provocando uma Esteatose (Degeneração gordurosa) no coração.


Afeta os músculos papilares, em forma de gotículas lipídicas


Representação de uma célula gordurosa, (adpócito) não necessariamente de uma célula cardíaca, mas para ter uma idéia, pode-se ver (1) vesículas de gordura, (2) mitocôndria e (3) Núcleo. Ressaltando a fonte dessa imagem: http://www.medicinageriatrica.com.br/

Numa anemia profunda pode-se gerar uma hipóxia moderada prolongada. Nisso a falta de oxigênio inibe a oxidação de gorduras, resultando no acúmulo intracelular. Todo esse evento promove desenhos de fileiras amareladas "pela presença de gordura" impactando-se com a cor real do coração "marrom-vermelho"


Lembrando que a degeneração gordurosa ocorre mais no Fígado, podendo afetar o coração, rins e músculos. As causas da esteatose advem de uma OBESIDADE, diabetes melito, anóxia que promove a não oxidação das gorduras, falta de enzimas que quebram lipídios intracelulares e o consumo de alcóol que altera uma hepatotoxina (presente no hepatócito) desreguladora das funções mitocondriais e microssomais.


Postado por: Maria de Souza


Fonte: Robbins & Cotran, PATOLOGIA - Bases Patológicas das Doenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário