sábado, 6 de março de 2010

O que é acne?

Definição:


Acne é um problema da pele cuja aparição varia de pequenos calombos a pústulas e grandes cistos. Acne é tão comum que 80% da população terá alguma forma dela em algum momento da vida.

Causa:

A produção de hormônios (particularmente o hormônio masculino, testosterona) aumenta e estimula as glândulas sebáceas da pele a produzirem sebo (uma secreção oleosa). A maioria do excesso de óleo produzido por estas glândulas deixa a pele através dos folículos capilares. Às vezes, o óleo entope estes tubos e cria comedones (folículos capilares bloqueados). Os comedones são o que formam os inchaços na acne.
Se os comedones estiverem abertos na superfície da pele, são chamados de comedão. Eles contêm sebo das glândulas sebáceas, bactérias e qualquer tecido da pele que se acumula perto da superfície. Os comedones que estão fechados na superfície são chamados de milio. Os folículos entupidos podem se romper internamente, resultando em uma descarga de seus conteúdos nos tecidos ao redor. Este processo inicia uma resposta inflamatória que estabelece o estágio da acne. O papel da bactéria na acne não está claro. A bactéria pode agir causando reações químicas no líquido sebáceo, levando à liberação de componentes muito irritantes chamados de ácidos graxos. Isto, por sua vez, pode causar inflamação que aumenta a suscetibilidade à infecção.


Sintomas:

A acne causa inchaços elevados, mais frequentemente na face, pescoço, costas, peito e ombros. Em casos graves, pode haver bolsas cheias de pus que se abrem e descarregam um líquido. Sensibilidade, dor e coceira podem acompanhar os inchaços. Estes sintomas podem ser acne ou podem indicar outras reações da pele aos cosméticos ou medicamentos.

Tratamento:

Não arranque ou esprema as espinhas, uma vez que pode resultar em mais inflamação e cicatrizes. Também o risco de infecção é aumentado.
Alguns medicamentos para acne sem receita, particularmente loções ou cremes que contêm peróxido de benzoil, podem ajudar a pele com problemas. Entretanto, a maioria desses preparados tendem a secar a pele se as instruções do fabricante não forem seguidas cuidadosamente.
Para a acne persistente, um médico pode prescrever um preparado de antibiótico que pode ser aplicado na superfície da pele ou um antibiótico oral, como a tetraciclina ou eritromicina. Estes antibióticos agem suprimindo o crescimento das bactérias, que pode ser um fator na piora da acne.
Outro medicamento, a tretinoína (ácido vitamina A), reduziu a acne em mais de 50% das pessoas que o experimentaram. Este medicamento pode ser tomado independentemente ou em combinação com um antibiótico e deve ser utilizado sob a supervisão de um médico.
Um medicamento mais novo, a isotretinoína, está relacionada à tretinoína e é utilizado para tratar a acne cística grave. Geralmente não é receitada, entretanto, a menos que todos os outros tratamentos contra acne tenham falhado. Este medicamento funciona suprimindo temporariamente a produção das secreções das glândulas sebáceas. É importante observar que este medicamento pode ter vários efeitos colaterais e nunca deve ser utilizado sem o conhecimento e supervisão de um médico experiente. Além disso, a isotretinoína não deve ser utilizada por qualquer mulher que está, que possa estar ou que pretende ficar grávida. A utilização deste medicamento em qualquer quantidade por pequenos períodos durante a gravidez está associado com risco extremamente alto de anormalidades fetais e aborto espontâneo.

Referências
Editores do Consumer Guide. "HowStuffWorks - Como tratar a acne". Publicado em 02 de junho de 2006 (atualizado em 30 de julho de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/como-tratar-a-acne1.htm (06 de março de 2010) .



Postado por: Pedro Antonione

Nenhum comentário:

Postar um comentário