segunda-feira, 22 de março de 2010

Ela sempre chega, não adianta fugir...TPM o terror mensal das mulheres!


A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como, por exemplo, dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água.

Quais são as causas da TPM? A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar os neurotransmissores e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afetam os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando outros sintomas.

Para entrar em guerra contra as três letras que tiram as mulheres do sério basta escalar uma bela dieta como escudo.

A temida TPM, inimiga do bom-senso, do humor e até dos relacionamentos, pode cair no ringue com ingredientes simples: chocolate, frutas doces e menos cafeína e sal.

A receita é da ginecologista Mara Diegoli, especialista no assunto Tensão Pré-Menstrual e coordenadora do ambulatório do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo ela, a peça chave para evitar a explosão das mulheres pode ser a alimentação.

Diminuir a quantidade de produtos que contenham cafeína (especialmente à noite) e sal pode realmente ajudar a combater a TPM, defende ela. “A cafeína é usada pela mulher para diminuir a tensão, mas, por outro lado, aumenta a insônia, que é muito freqüente e incômoda na TPM”. Já o sal deve ser evitado porque nos dias que antecedem a menstruação é comum a mulher reter líquido e ficar inchada.

E, sim, o chocolate é outro aliado, desde que consumidos em doses moderadas. Isso porque, lembram os especialistas, já foi comprovado que nos períodos em que os hormônios entram em turbulência há interferência direta na produção de serotonina, uma substância relacionada ao bem-estar. O chocolate é um alimento que pode ajudar na produção desta substância, mas...Engorda.

VALE LEMBRAR QUE ALTAS DOSES DE CARINHO E COMPANHEIRISMO AJUDAM E MUITO A DIMINUIR OS SINTOMAS.

Fonte: delas.ig.com.br/.../chocolate+na.../n1237546584238.html

pt.wikipedia.org/wiki/Tensão_pré-menstrual

Postado por: Alexsandra Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário