sexta-feira, 26 de março de 2010

PAIS MAIS ATENÇÃO NO SONO DOS PEQUENOS.


Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente interrompido por períodos em que a respiração pára. Crianças que apresentam ronco durante o sono podem ser portadoras da Síndrome da Apnéia do Sono, que se caracteriza por uma interrupção na respiração enquanto a criança está dormindo, reduzindo assim a quantidade de oxigênio no sangue, é uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Essa síndrome pode ocorrer em qualquer sexo e idade, incluindo recém-nascidos, mas a predominância é em crianças com idade pré-escolar onde a hipertrofia das amígdalas é mais comum.

Apnéia da infância
Esta designação reserva-se para os casos de Apnéia em crianças com menos de um ano de idade e cuja causa não pode ser determinada. São muitas vezes crianças que nasceram depois do tempo normal de gravidez. É uma Apnéia que normalmente desaparece espontaneamente, e que não requer tratamento desde que não haja complicações.
Apnéia dos prematuros
Pode aparecer em crianças que nasceram com menos de 34 semanas de gestação, e é devido ao não amadurecimento dos centros nervosos da respiração.

Vários estudos já relataram que a redução de oxigênio pode trazer inúmeros problemas, alguns irreversíveis. Verificou-se, por exemplo, que as crianças portadoras de Apnéia obtiveram um desempenho pior nos testes de QI e apresentaram danos em estruturas do cérebro relacionadas à memória, aprendizado e ao desenvolvimento das capacidades mentais e físicas, limitando até a habilidade de ler da criança, também pode levar a um retardo no crescimento da criança e até a uma alteração cardio-respiratória, como hipertensão pulmonar. A explicação para a alteração no crescimento se deve à diminuição da produção do hormônio do crescimento (produzido na glândula hipófise) devido ao sono sempre interrompido pela Apnéia, já que o hormônio do crescimento é produzido durante o sono. Como é uma síndrome que pode trazer prejuízos cerebrais, os danos podem ser irreversíveis e por isso o diagnóstico precoce é de extrema importância.

Tratamentos e explicações - Existem muitas causas para a Apnéia, mas a principal é a hipertrofia (aumento do tamanho) das amígdalas e adenóides. Outras causas incluem obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares.

O tratamento da Síndrome da Apnéia pode ser cirúrgico, a base de medicamentos (corticóides) entre outras. Nos estudos recentes a cirurgia de retirada das amígdalas e adenóides se mostra mais eficaz, melhorando e até curando a Apnéia, aumentando a qualidade de vida da criança.

. Procurar um médico imediatamente para um diagnóstico específico se for observado sintomas da Síndrome da Apnéia do sono na criança pode ajudá-la a melhorar sua qualidade de sono, aprendizado e sociabilidade.

guiadobebe.uol.com.br/.../apneia_na_infancia.htm

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?501


Postado por: Alexsandra Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário