quinta-feira, 11 de março de 2010

Hipernatremia

Beber água: uma das forma de tratamento
de hipernatremia

A hipernatremia (concentração sérica alta de sódio) é uma concentração sangüínea de sódio superior a 145 miliequivalentes (mEq) por litro de sangue. Na hipernatremia, o corpo contém muito pouca água em relação à quantidade de sódio. A concentração sérica de sódio geralmente aumenta anormalmente quando a perda de água excede a perda de sódio, geralmente quando o indivíduo ingere um volume muito pequeno de água. A concentração sérica alta de sódio significa que o indivíduo não sente sede quando deveria ou que ele sente sede, mas não consegue obter uma quantidade suficiente de água para ingerir. A hipernatremia também pode ser observada em indivíduos com disfunção renal, diarréia, vômito, febre ou sudorese excessiva. A hipernatremia é mais comum entre os idosos. Comumente, a sensação de sede é percebida mais lentamente e com menos intensidade pelos idosos em comparação com os indivíduos mais jovens. Os indivíduos idosos confinados ao leito ou com demência podem ser incapazes de conseguir água para beber, apesar de sentirem sede. Além disso, na velhice, os rins são menos capazes de concentrar a urina e, conseqüentemente, os idosos também não conseguem conservar a água. Os indivíduos idosos que fazem uso de diuréticos, os quais forçam os rins a excretar mais água, apresentam um maior risco de hipernatremia, principalmente quando o tempo está quente ou quando eles adoecem e não ingerem água em quantidade suficiente.

Sintomas

Como ocorre na hiponatremia, os principais sintomas de hipernatremia são decorrentes da disfunção cerebral. A hipernatremia grave pode produzir confusão mental, espasmos musculares, crises convulsivas, coma e morte.

Tratamento

A hipernatremia é tratada com a reposição de água. Em todos os casos, excluindo-se os mais leves, é realizada a administração intravenosa de líquidos. São realizados exames de sangue repetidos, em intervalos de algumas horas, para verificar se a quantidade administrada foi suficiente. A concentração sérica de sódio é reduzida muito lentamente, pois a correção muito rápida do quadro pode causar lesão cerebral permanente. O médico pode solicitar exames adicionais de sangue ou de urina para determinar a razão pela qual a concentração de sódio encontra-se alta. Assim que a causa subjacente é identificada, o tratamento pode ser mais específico. Por exemplo, quando o indivíduo apresenta diabetes insipidus, o médico pode prescrever o hormônio antidiurético (vasopressina).

Principais Causas da Alta Concentração de Sódio
• Traumatismo crânio-encefálico ou neurocirurgia envolvendo a hipófise;
• Distúrbios de outros eletrólitos (alta concentração de cálcio e baixa concentração de potássio);
• Uso de drogas como o lítio, a demeclociclina ou diuréticos;
• Perdas excessivas de água (diarréia, vômito, febre, sudorese excessiva);
• Doença das células falciformes;
• Diabetes insipidus;
• Acesso limitado à água (especialmente quando combinado com qualquer uma das outras causas).

Referência:

http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec12_137.htm
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1811605-disturbios-s%C3%B3dio-hipernatremia/

Postado por: Pedro Antonione

Um comentário:

  1. um post muito útil. Trabalho num lar de idosos e ajudou-me imenso a perceber este problema. continuem com o bom trabalho

    ResponderExcluir