sexta-feira, 5 de março de 2010

INSPIRE E EXPIRE SAUDÁVEL... NÃO FUME!




Doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC

O uso excessivo de tabaco vem provocando lesões intensas no pulmão. Particularmente nos alvéolos, “pequenos sacos” onde ocorrem as trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico. Enfizema Pulmonar é uma doença que torna o sistema respiratório comprometido, por danificar essa homeostasia das trocas gasosas, insulflando os tecidos do pulmão, tornando-os distendidos. A qualidade de vida de indivíduos fumantes se agrava quando passam a sentirem dificuldades na respiração, queixam-se de fadiga e se debilitam a um exercício físico.
Na anamnese o médico já pode desconfiar dessa patologia, principalmente por ser informado do longo tempo de uso de cigarro. No complementar se avaliam exames de imagem, como: radiografias, tomografias computadorizadas do tórax. Exames de sangue e espirometria para avaliar a capacidade de força de inspiração e expiração do órgão pulmão.

Bronco dilatadores e corticóides são usados para aliviar as crises e manter uma estabilidade da patologia, mas em casos avançados se administra Oxigenoterapia, que é uma terapia a base de gás oxigênio.

Se tem o hábito de fumar... Pare e Pense... Inspirar saudável vale mais do que Expirar a Vida!

Émerson de Oliveira

Fonte http://www.abcdasaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário