quarta-feira, 17 de março de 2010

MULHER DE 40!


Chegando aos 40 anos de idade, ou até mesmo um pouquinho antes, várias mudanças ocorrem na estabilidade da saúde da mulher. Afeta o seu psicológico e seu metabolismo perde a harmonia. De uma hora pra outra ela se sente depressiva, melancólica, e... "calorenta". Tudo isso pela cessação dos ciclos menstruais que ocorrem gradativamente até o fluxo final, definitivo! Estamos falando da MENOPAUSA, que no inicio é assintomático, mas com o passar dos dias esses fluxos menstruais vão diminuindo, ou até mesmo vindo de repente em grande quantidade, deixando a mulher num estado de stress e fraqueza. ELA fica agitada, com insônia, apresenta episódios de taquicardia e depressão, muitas vezes por achar que está ficando VELHA, e por perder assim a capacidade de ovular, consequentemente: INFERTILIDADE.


Outros sintomas e sinais: Parestesias, palpitações, sudorese em excesso, problemas urinários como inflamação da bexiga, disúria, vaginite, flatulências, diarréia e eventos mais complexos como mialgia e osteoporose.


E como diagnosticar?


É fácil! É só dosar a concentração do hormônio FSH ( hormônio folículo-estimulante ). Se estiver acima de 100m Ul/ml, significa dizer que a presença tão grande desse hormônio no sangue se dá pelo o fato dele não está realizando o seu efeito nas atividades no ovário.


Mas nem sempre é fácil de laudar isso pra Mulher... Primeiro que ela terá que passar por uma terapia psicológica, ajudando-a a superar essa nova e precisa realidade, incentiva-la ao auto controle, e convence-la de que tudo isso se dá por que ela é um ser perfeito, criada para o amor, chamada Mulher! Deve-se também prevenir a uma osteoporose futura, e como tratamento, repor as taxas de HDL, como a reposição hormonal com estrogênio.


É necessário exercícios físicos, lazer, e para balancear sua qualidade de vida, investir na sua capacidade de se amar. Mas como? Fazendo o que mais gosta e o que traz a paz e equilíbrio... como exercícios espirituais mantendo uma intimidade profunda com Deus, que fez e sabe dos eventos metabólicos e psíquicos, ler um livro, cozinhar, levar o cachorro pra passear, fazer compras "quando se tem dinheiro"!!! Ir ao cinema, e deixar-se amar por aqueles que estão próximos independentemente de como é a convivência família... mas procure o seu bem-estar!

Émerson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário